Sim, já passou um mês desde que temos o nosso MX-30. Muitas das coisas que as análises apontaram como negativas têm sido para nós praticamente inexistentes e outras não tão más como foi apontado. Mas uma das coisas que mais nos impressionou foi a eficiência. A minha mulher, que antes deste carro tinha o pé pesado, está agora com uma média de 7,0 kWh, chegando mesmo a uma impressionante média de 8,4 kWh na cidade. Sim, a autonomia do carro faz com que esteja constantemente a calcular e a pensar em como gerir viagens mais longas, mas esta manhã, antes de ir para a cidade e carregar em casa de familiares, tivemos de visitar outros familiares e percorremos 40 milhas com 30% de bateria e chegámos ao destino e voltámos com 9% restantes. Não posso dizer se o vento ajudou, mas tudo o que sei é que o carro em regeneração D++ simplesmente rolava a 50-60 mph, muitas vezes mantendo uma velocidade constante por longos períodos de tempo e, quando necessário, foi utilizada a regeneração D- a D--, o que provavelmente ajudou, pois o indicador de carga estava a ir todo para o azul. Temos carregado o carro talvez uma vez por semana a uma vez a cada 1,5 semanas, pois as nossas necessidades de condução não são muitas milhas e isto apesar de um ligeiro aumento inesperado na condução necessária (criança de férias e novas atividades a que está a assistir). O meu filho, a propósito, adora as janelas tipo vigia (outro "negativo" apontado pelos revisores online) e muitas vezes expressa o quanto gosta de estar sentado no carro e adora o interior. E as portas. Colocar uma cadeira de criança é muito fácil e, para o meu filho, entrar e sair do carro é muito fácil. Também acho que ter de abrir a porta da frente para os deixar sair da parte de trás é uma grande vantagem de segurança, pois tenho de estar do lado de fora para os tirar, especialmente quando tenho de atravessar uma estrada ou um parque de estacionamento. Sem abertura preventiva de portas. Além disso, espaço para as pernas e espaço para a cabeça na parte de trás: não tão mau como dizem os revisores. Tenho 1,85 m e sento-me confortavelmente na parte de trás com o banco do condutor na minha posição de condução. Poderia facilmente sentar-me por longos períodos de tempo na parte de trás. Mas isto, suponho, depende mais dos atributos físicos individuais.
De um modo geral, se não está a comprar este carro porque a bateria é pequena, é um erro, se as suas necessidades de condução não exigem uma quilometragem elevada. Se tem outro carro e precisa de um segundo carro, nem pense duas vezes. Nem sequer temos um carregador doméstico, usamos Co-Charger e JustPark EV e mesmo sem as tarifas domésticas baratas, ainda estamos a poupar muito mais em comparação com a gasolina.
A Mazda fez a coisa certa na minha opinião, oferecendo uma ótima qualidade de construção e design, bem como componentes de qualidade, com poucas frescuras e um tamanho de bateria gerenciável (também com células de qualidade, Panasonic pelo que vejo aqui e online. Sem mencionar que a Hitachi tem uma reputação de motores elétricos em geral).
A folga no compartimento do motor, bem, quando estou a conduzir e isto pode ser só eu, não estou a pensar no que está debaixo do capô, estou a pensar para onde estou a apontar o carro e como ele conduz. Sim, poderia ter uma frunk, sim, há uma empresa que faz uma de terceiros, mas preferia não colocar uma lá, não tenho a certeza se gostaria de ouvir ou ter coisas a chocalhar e a atirar-se para a frente enquanto estou a conduzir, deixaria como os engenheiros projetaram e pretenderam. Pode ter havido uma razão que não conhecemos ou mesmo entendemos. Mas, mais uma vez, essa é a minha opinião.
Até agora, com o tempo aqui no Reino Unido no momento, consigo carregar a minha bateria num instante, uma vantagem com uma bateria pequena, aos meus olhos. É um prazer conduzir e com certeza farei algumas pequenas viagens e quem sabe, talvez até tente uma viagem mais longa.
Um grande polegar para cima para a Mazda por, aos meus olhos, um veículo muito subestimado.
De um modo geral, se não está a comprar este carro porque a bateria é pequena, é um erro, se as suas necessidades de condução não exigem uma quilometragem elevada. Se tem outro carro e precisa de um segundo carro, nem pense duas vezes. Nem sequer temos um carregador doméstico, usamos Co-Charger e JustPark EV e mesmo sem as tarifas domésticas baratas, ainda estamos a poupar muito mais em comparação com a gasolina.
A Mazda fez a coisa certa na minha opinião, oferecendo uma ótima qualidade de construção e design, bem como componentes de qualidade, com poucas frescuras e um tamanho de bateria gerenciável (também com células de qualidade, Panasonic pelo que vejo aqui e online. Sem mencionar que a Hitachi tem uma reputação de motores elétricos em geral).
A folga no compartimento do motor, bem, quando estou a conduzir e isto pode ser só eu, não estou a pensar no que está debaixo do capô, estou a pensar para onde estou a apontar o carro e como ele conduz. Sim, poderia ter uma frunk, sim, há uma empresa que faz uma de terceiros, mas preferia não colocar uma lá, não tenho a certeza se gostaria de ouvir ou ter coisas a chocalhar e a atirar-se para a frente enquanto estou a conduzir, deixaria como os engenheiros projetaram e pretenderam. Pode ter havido uma razão que não conhecemos ou mesmo entendemos. Mas, mais uma vez, essa é a minha opinião.
Até agora, com o tempo aqui no Reino Unido no momento, consigo carregar a minha bateria num instante, uma vantagem com uma bateria pequena, aos meus olhos. É um prazer conduzir e com certeza farei algumas pequenas viagens e quem sabe, talvez até tente uma viagem mais longa.
Um grande polegar para cima para a Mazda por, aos meus olhos, um veículo muito subestimado.